FERRAMENTAS aula 04/10/17

Hi Guys!

Google Drive


O armazenamento nas nuvens é também conhecido como Cloud Computing, ou seja, “Computação nas Nuvens”, um serviço que está em pleno crescimento e está encaminhando para ser uma das tendências dos próximos anos. Existem vários serviços de computação nas nuvens, como Dropox, OneDrive, Mega, Box e Google Drive. O Projeto e­Jovem, desde 2013, vem utilizando o serviço de computação nas nuvens usando o Google Drive. 90% dos arquivos, declarações, fotos, estatísticas e documentos internos estão no Google Drive, além de vídeoconferências utilizando os “Hangouts” e outros recursos.

Acessando o Google Drive 
Para acessar o Google Drive, acesse seu Gmail e clique no link do Drive localizado no botão de aplicativos do Google
No primeiro acesso ao Google Drive será exibida uma apresentação de boas­vindas ao aplicativo. Clique na seta para avançar e leia as informações com atenção. Ao término da apresentação clique em Ir para o Drive.

Conhecendo o Google Drive 
Agora iremos conhecer mais sobre o Google Drive. Com base na figura 79, temos as seguintes estruturas do Google Drive. No lado esquerdo temos links para Meu Drive, Compartilhados, Recentes, Com estrela e Lixeira. Na figura 80 temos os links informados acima.

Na parte superior, abaixo do e­mail, temos os links de Visualização em Lista ou Visualização em Grade, opções de classificação, ver detalhes e configurações


Criando documentos de texto
 Para começar, crie uma pasta no Google Drive com o seguinte formato. Minha Pasta – Seu Nome, por exemplo, o aluno João deve criar uma pasta com o nome Minha Pasta – João. Para criar sua pasta, clique em Novo e depois em Pasta.

Após clicar em Pasta você deve inserir no nome de sua pasta. Lembre­se do nome que você deve dar a sua pasta. Após a criação de sua pasta, utilize o botão de visualização para facilitar na visualização da mesma.Agora dê dois cliques na pasta que você acabou de criar, clique em Novo e depois em Documentos Google. Para adicionar um nome ao seu arquivo, clique em Documento sem título e insira no nome do seu documento. Para facilitar o entendimento, o nome do seu documento deve ser Documento de Texto – Seu nome, por exemplo, se seu nome for Paulo, seu arquivo deve ser renomeado para Documento de Texto – Paulo.

Criando planilhas 
No Google Drive temos a possibilidade de ter planilhas online semelhante a ferramenta Calc e Excel, com possibilidade de fórmulas e diversos cálculos. Para começar devemos criar uma pasta em Meu Drive com o nome Planilhas – Seu Nome. Se seu nome for Vanessa, sua pasta deve ter o nome Planilhas – Vanessa.

Dentro de sua pasta recém ­criada, clique em Novo e depois em Planilhas Google. Na figura 96 temos um exemplo de como deve ser realizado o procedimento de criação de Planilhas Google.  Após criar sua planilha, insira um novo nome, onde o processo é semelhante ao Documento de Texto do Google. O nome de sua planilha deve ser Planilha – Seu Nome. Se seu nome for Sansão, o nome de sua planilha deve ser Planilha – Sansão.

Compartilhando documentos 
No Google Drive temos a possibilidade de compartilhar documentos e arquivos com outros usuários, que possuem conta no Gmail. Esse procedimento é bem simples e pode ajudar você a resolver muitos problemas do dia a dia. Para iniciar o compartilhamento, abra um documento do Google Drive e com o documento aberto clique em Compartilhar.

Será aberta uma janela onde você deve inserir o gmail do usuário que deseja compartilhar o documento. Insira o gmail e selecione a opção de compartilhamento que pode ser as opções Editar, Comentar ou Visualizar. Após escolher a opção de compartilhamento clique em Enviar.

Upload de documentos 
Uma opção que ajuda nas atividades é a opção de upload de arquivos para o Google Drive. Esse procedimento pode ser realizado clicando em Novo e depois em Upload de arquivo.  Selecione seu arquivo e logo após a seleção será aberta uma notificação de upload.

Google Grupos

O Google Grupos é um serviço do Google onde usuários de um grupo podem postar mensagens que serão compartilhadas com todos os membros do grupo. Uma das vantagens de um grupo é que temos uma comunicação fácil e rápida com diversas pessoas. Para começar pesquise no Google por Google Grupos Para começar iremos conhecer a página inicial do Google Grupos.temos um campo de pesquisa e nele podemos pesquisar em Grupos ou mensagens postadas nos grupos. Temos também os botões “Meus grupos”, que mostram os grupos que participamos. Há o botão “Procurar em todos”, onde podemos pesquisar grupos por categorias. Para começar, iremos aprender a criar um grupo. Na página inicial dos grupos, clique em Criar grupo. Na página de criação devemos preencher os campos conforme indicação. Para começar devemos criar um nome do grupo, onde você deve inserir um nome qualquer para seu grupo. Procure criar nomes fáceis que ajudam nas pesquisas, como exemplo, criamos como nome do grupo, o Grupo Teste – Treinamento e-Jovem. Com esse nome qualquer usuário poderá encontrar o grupo na internet.
Observe que ao criar o nome, o email do grupo foi criado e esse e­mail é utilizado para a comunicação, ou seja, ao enviar um e­mail para o e­mail do grupo, todos os participantes do grupo recebem o e­mail. No campo descrição, devemos adicionar uma descrição do grupo que estamos criando e, logo após adicionar os campos, clique em Criar.
Após clicar em criar, devemos inserir a palavra de segurança para finalizar o processo de criação do grupo. Logo depois será aberta uma janela informando que o grupo foi criado com sucesso.
Após a criação do grupo, podemos encontrar o grupo em Meus grupos.

Adição de membros Para adicionar membros ao grupo, podemos fazer de três formas, onde iremos conhecer duas. Para começar devemos clicar em Gerenciar, localizado na página inicial do grupo. Na página de gerenciamento clique em Convidar membros, localizado no lado esquerdo.Ao clicar em Convidar membros, será aberta uma página onde devemos adicionar os e­mails dos novos membros e uma mensagem de boas­ vindas ao grupo.
ATIVIDADE EM GRUPO Essa atividade deve ser realizar somente por um membro da turma, com o auxílio e acompanhamento dos demais alunos. 01. Criar um grupo da turma; 02. Adicionar seus colegas de turma ao grupo; 03. Adicionar seu(s) professor(es) ao grupo; 04. Adicionar seu supervisor ao grupo; 05. Enviar um e­mail ao grupo com o assunto Apresentação pessoal e na mensagem escreva: Olá, responda esse e-mail falando um pouco sobre você. 


Configuração do grupo
 No grupo podemos configurar diversas opções dependendo da necessidade de cada grupo. Na opção “Gerenciar”, temos no canto esquerdo, todas as opções de configurações. Iremos agora conhecer algumas dessas opções. Para começar, clique em Detalhes e depois na opção Opções de e-mail. 

 No campo prefixo do assunto, podemos adicionar um prefixo que será visualizado para todas as imagens enviadas ao grupo. 

Participação de grupo
 Agora você irá participar do grupo de alunos do Projeto e­Jovem. Para participar do grupo, acesse o link http://goo.gl/AzSsZg e você será direcionado para a página inicial do grupo Alunos Projeto e­Jovem.  

Para participar do grupo, clique em Inscrever-se para participar do grupo. Uma das configurações importantes é a opção das configurações do grupo. Escolhemos a opção Receber um e-mail para cada nova mensagem, assim, a cada e­mail enviado ao grupo será enviado para você um e­mail. Após selecionar uma opção desejada, clique em Solicitar para participar deste grupo. Após a confirmação, você será adicionado ao grupo. 


Com o Google Grupos podemos participar de fóruns, solucionar problemas, ajudar outros usuários e outras diversas opções que os fóruns proporcionam. Acesse o Google Grupos, pesquise por fóruns diversos e ajude outros usuários.





Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE PARCIAL 2º BIMESTRE- INGLÊS e ESPANHOL(ensino médio)