CLASS 4- Google Webmaster tools (13/09/17)


Hi Guys!


RememberCapitulo 1
Acesse o site do Google – http://www.google.com.br
Faça:
1. Pesquisa Básica
2. Pesquisa com Operadores

OPERADOR ASPAS - Para melhorar os resultados podemos usar o operador ASPAS “ “ e com isso facilitar a busca.
OPERADOR SITE - Ao pesquisar pelo termo e-Jovem dentro do site da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (http://www.seduc.ce.gov.br), temos 1.910 resultados. Para realizar a pesquisa, utilizamos o operador SITE onde sua estrutura é composta pela sintaxe abaixo.
                     site: endereço_do_site o_que_procura OPERADOR FILETYPE - filetype:tipo_de_arquivo o_que_procura
Com a sintaxe acima podemos pesquisar por arquivos em PDF que possuam o termo Projeto e­Jovem.                      filetype:pdf “Projeto e-Jovem” OPERADOR MENOS-O operador é representado pelo hífen ( ­- ) e sua sintaxe é bem simples: o_que_procura –o_que_deseja_remover
Conforme a sintaxe acima, iremos pesquisa por Projeto e-Jovem, excluindo resultados que tratem de inscrições. Com isso nosso termo de pesquisa será:
                    “Projeto e-Jovem” -inscrições 
Com o termo acima encontramos 23.500 resultados e nenhum deles trata de inscrições.

OPERADOR ANO - Sua sintaxe é a seguinte: ano_inicial..ano_final Para pesquisar por Projeto e­Jovem entre os anos de 2007 e 2010 usamos:
                     “Projeto e-Jovem” 2007..2010 
Pesquise por Operadores de Pesquisa Google na internet e amplie seus conhecimentos. 

3. Realizando Cálculos no Google
Iremos digitar 2015 – 2007 e o resultado será 8.
Para realizar esse cálculo basta digitar no Google 20% de 80.

4. Conversões no Google

  • Valor unidade para valor unidade Por exemplo, convertendo 25 Km em metros, digitamos 25 Km para m. 
  • Moeda para moeda Convertendo R$ 5,00 em dólar. 


5. Outras usabilidades do Google

  • Usabilidade cidade 

Capitulo 2
Encurtador de Links 

Capitulo 3

  • Criar e-mail
  • Enviando um e-mail 
     Enviar com cópia (CC)
     Enviar com cópia oculta (CCO)
  • Assinatura
Acesse o botão de configurações e depois clique em Configurações. Será aberta uma nova página com dezenas de opções de configuração do Gmail, onde tais configurações servem para personalizar seu Gmail e ativar ou desativar recursos de acordo com suas necessidades e gosto. 
Na aba Geral tempos as funções básicas do Gmail. Nessa aba iremos utilizar o recurso Assinatura que personaliza sua assinatura de e­mail. Com esse recurso você não precisa digitar seu nome ou uma frase em todos os e­mails que forem enviados ou respondidos. Crie uma assinatura para seu e­mail e insira no campo da assinatura. Tenha cuidado com frases e imagens inseridas, pois uma assinatura muito colorida pode prejudicar durante a leitura do e­mail. 

  • Configurações do Gmail 
Caixa de Entrada Uma das novidades do Gmail é a personalização da caixa de entrada. Clique em Configurações e depois clique na aba Caixa de entrada na opção Tipo de caixa de entrada e escolha uma das opções disponíveis. 
 Configurações do Gmail – Contas e Importação  Ainda nas configurações do Gmail temos as opções de Contas e Importação, onde podemos alterar a senha de acesso ao Gmail. Para acessar esse recurso, devemos ir até Configurações e clicar na aba Contas e importação. Na opção “Alterar configurações da conta” temos o botão Alterar senha. 
Outro recurso interessante na aba Contas e importação é a opção de alterar seu nome que aparece ao enviar um e­mail. Essa opção fica em Enviar e-mail como, e para alterar, clique em editar informações
  • Configurações do Gmail – Labs (Adição de recursos) 
Para acessar os Labs, clique em Configurações e depois na aba Labs. Listamos dois labs com suas funcionalidades. 
Cancelar envio: Esse lab permite você cancelar um e­mail enviado em até 30 segundos. 
Atalhos personalizados: Permite utilizar atalhos do teclado para as principais usabilidades do Gmail. Para ativar um lab clique em Ativar no lab desejado. 
 Cancelar envio e Atalhos personalizados. 
Após ativar ou desativar os labs desejados, clique em Salvar alterações 
  • Configurações do Gmail – Temas 
Para acessar os temas, clique em Configurações e depois clique na aba Temas. 
REMOVENDO ANUNCIOS NO GMAIL: Para remover os anúncios do Gmail clique em Configurações depois na aba Clipes da Web e desmarque a opção. Mostrar meus clipes da Web acima da Caixa de entrada 

  • Marcadores no Gmail 
Os marcadores existentes no Gmail funcionam como pastas que auxiliam na organização dos seus e­mails. Agora iremos aprender a criar e configurar marcadores. Existem várias formas de criar marcadores e iremos aprender a mais prática. Na caixa de entrada, clique no e­mail que você enviou para você mesmo no início desse capitulo.Com o e­mail aberto clique em Marcadores.
Na caixa que será aberta, insira o nome do seu novo marcador. Como ele não existe surgirá a opção de criar novo com o nome do seu novo marcador. Clique nessa opção para criar o marcador. 
Será aberta uma janela onde você pode adicionar (alinhar) o marcador criado com outros marcadores. Para criar o marcador, clique em Criar. 
Para alterar a cor do marcador, clique na seta apontada para baixo que será visível somente quando passar o mouse sobre o nome do marcador. 
O Google disponibiliza dicas e tutoriais de como usar marcadores, no link abaixo você pode aprender mais sobre marcadores.  http://goo.gl/EjoWbG
  • Filtros no Gmail 
Um recurso bem interessante no Gmail é a utilização de filtros, com ele você pode adicionar ações para e­mails, por exemplo, cada vez que você receber um e­mail de sua turma ele direciona o e­mail para a pasta criada e assim por diante. Para criar um filtro clique em Configurações e depois na aba Filtros clique em Criar novo filtro para criar um filtro. 
Será aberta uma janela com as configurações do filtro. Como exemplo iremos utilizar o e­mail que enviei para mim. No campo “De”, irei colocar meu e­mail e depois devemos clicar em “Criar filtro com esta pesquisa”. 
Após clicar em Criar filtro com esta pesquisa, será aberta uma janela com as opções do filtro. No exemplo iremos escolher as opções “Aplicar o marcador” e “Ignorar caixa de entrada”. Com isso, toda vez que eu enviar um e­mail para mim ele não irá aparecer na caixa de entrada e será direcionado para o marcador desejado. 
  • Bate papo no Gmail 
No Gmail temos a possibilidade de bater papo com colegas. Esse bate papo é encontrado no lado esquerdo do seu Gmail, abaixo do botão Escrever. Após encontrar o nome do seu colega clique no nome e e­mail dele e aguarde que será aberta uma janela de bate papo. 

Capitulo 4
  • O Google Agenda é um dos recursos do Google que facilitam na organização e gerenciamento do seu tempo. Para acessar o Google Agenda acesse seu Gmail e clique no botão de aplicativos. 
No primeiro acesso ao Google Agenda será exibido um banner com novas informações do Google Agenda. Clique em Entendi 
Iremos começar o Google Agenda pelas configurações. Para acessar o menu de configurações, clique no botão “Configurações” e depois em “Configurações”. 
Na página de Configurações, em aba Geral, temos as principais funcionalidades e configurações do Google Agenda. Ajuste as configurações conforme suas necessidades e após as alterações clique em Salvar. 
  • Criando e editando uma nova agenda Uma das vantagens do Google Agenda é a possibilidade de possuirmos várias agendas dentro de uma só. Agora iremos aprender a criar uma nova agenda. Clique em Minhas agendas, localizado abaixo do mini calendário. Em Minhas agendas clique na seta apontada para baixo e depois clique em Criar nova agenda. Para alterar a cor de sua agenda, passe o mouse sobre ela e depois clique na seta apontada para baixo. Logo após, clique em uma das cores disponíveis.
  •  Criando um evento Para criar um evento o processo é bem simples. Basta clicar na hora inicial e arrastar até a hora final.Após inserir o evento, será aberta uma janela onde você deverá informar o motivo do evento e qual agenda faz parte desse evento, entre outras edições. 
Após adicionar as informações, clique em Criar evento. Editando eventos 
  • Para editar um evento é bem simples, clique no evento que será editado e depois clique em Editar evento >>. Após clicar em editar, será aberta a página de edição do evento. Caso queira alterar a data de início e término ou título do evento, devemos alterar nos campos. Um recurso bastante interessante do Google Agenda é a possibilidade de repetição de um evento. Para adicionar a repetição, clique em Repetir, localizado abaixa da hora inicial. Ao clicar em Repetir, será aberta uma janela de configuração de repetição de eventos, Como queremos repetir o evento nas segundas, quartas e sextas­-feira, marcaremos a repetição Semanal.
Clique na visualização Mês e navegue até Janeiro de 2018

  • Configurando lembretes No Google Agenda, podemos configurar lembretes sobre os eventos. Para iniciar vamos configurar seu celular para receber SMS como lembretes. Clique em Configurações e depois na aba Configuração do celular. Na Configuração de celular insira seu número de celular no campo Telefone e depois clique em Enviar código de confirmação, 

Aguarde até receber o código. Após recebê­lo, insira­o em Código de confirmação e depois clique em Concluir configuração. Se o procedimento estiver correto você será direcionado para a página de notificações do Google Agenda.Salvar.  Para adicionar lembretes crie um evento e depois clique em Editar evento. Insira um título, e data para seu evento, escolha a agenda e depois em Notificações, clique em Adicionar uma notificação.

  • Compartilhamento de agendas O compartilhamento de agendas é um recurso do Google Agenda onde você pode compartilhar sua agenda com outro usuário do Gmail. Vamos compartilhar a agenda Minha Agenda Teste. Clique na seta que surge ao passar o mouse sobre sua agenda e depois clique em Compartilhar esta agenda. No campo Compartilhar com pessoas específicas, adicione o Gmail do usuário que você deseja compartilhar a agenda no campo Pessoas e em Configuração de autorização escolha uma das opções disponíveis. 

ATIVIDADE EM GRUPO:
Com os conhecimentos adquiridos no link acima, faça uma agenda da turma, onde todos os alunos possam visualizar e somente o instrutor e supervisor possam alterar os eventos.  Publique essa agenda e gere um link curto (usando o encurtador de link do Google), imprima com letra visível e cole na sua sala de aula. Essa atividade deve ser realizada em grupo e deve existir somente uma agenda por turma. Observações: A agenda deve estar compartilhada com todos da turma, somente o professor e supervisor podem editar os eventos. 

Good Job!


Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE PARCIAL 2º BIMESTRE- INGLÊS e ESPANHOL(ensino médio)